WALMART-ELETRONICOS

10 de novembro de 2009

“Elas” nas Entrevistas de Emprego.

** Por SOS MODA & ESTILO®

Para mulheres que procuram emprego, uma entrevista é sempre um momento de tensão, a profissional quer passar uma ótima impressão ao entrevistador, o que pode ser uma tarefa não muito fácil.

Por isso é bom seguir algumas regras se você quer ser a pessoa escolhida para o cargo.

Pesquisar o local da entrevista com antecedência e dados sobre a empresa, evitam transtornos desnecessários e você mantém um melhor desempenho na entrevista.

Fique atenta a forma que você se comunica, transmita segurança, simpatia e entusiasmo, mas falando sempre de forma tranqüila e segura, não faça muitos gestos e mantenha sua atenção no que é perguntado.

Não deixe as emoções falarem mais alto, nunca critique as empresas que você já tenha trabalhado e fique atenta para não comentar de pontos negativos que possam prejudicar, mas esteja preparada para falar de seus pontos fracos, pois ninguém é perfeito, as empresas buscam profissionais conscientes de seus pontos fracos e que “trabalham” para superá-los.

Falar sobre os objetivos para o futuro são questões que sempre entram nas perguntas, mostre que você sabe bem aonde quer chegar e que esta focada para que esses objetivos aconteçam.
Encare a entrevista como uma oportunidade de mostrar sua capacidade, e não como uma ameaça, não sinta medo, explore ao máximo as perguntas do entrevistador para mostrar suas qualificações e falar de empregos anteriores, como se comportou em decisões difíceis e quais resultados foram atingidos.

Bastante cuidado para não mostrar arrogância na entrevista, se sentindo melhor que as outras pessoas presentes, demonstre autoconfiança e segurança, mas sem exageros, mas também não seja a humildade em pessoa, mostre como você alcançou seus resultados em experiências anteriores de maneira clara e objetiva.

Sobre o tema salário, espere que o entrevistador aborde o tema , quando isso acontecer não fantasie com salários altos ou baixos demais pela sua qualificação, se informe sobre salários pagos no mercado para o cargo almejado.

No mais, nunca esqueça que uma entrevista é uma situação formal e não uma festa na casa da amiga, a primeira impressão formada pelo entrevistador normalmente é a que fica, use roupas adequadas como:
Mulheres têm uma vantagem na escolha, podem escolher calças ou saias (não mini- saias), estas podem ser na altura do joelho, nunca acima deles.

Procure estar com um casaco, se fizer parte de um terninho esta ótima, jamais use decotes reveladores demais.

Sapatos sempre fechados, estilo escarpim, nada de sandálias (apenas sandálias de salto e não muito abertas) rasteiras ou similares, um salto sempre causa boa impressão, mas não exagere no salto.

Cabelos presos para evitar muitos movimentos na tentativa de domá-los, e também evita que eles caiam sobre o rosto enquanto você esta falando.

Perfumes suaves e o mínimo possível, você marca sua presença quando passa pela suavidade da fragrância, e não pelo exagero “fedido” dela, evite fumar antes de uma entrevista, alguns entrevistadores não gostam do cheiro de cigarro.

Por fim mais algumas dicas:

A cor da roupa revela o interessa pela área desejada, pesquise antes, o branco é usado para área hospitalar (mas não vá toda de branco), contabilidade é usado o azul, administração o verde, advocacia amarelo e assim vai, mas lembre-se, não é para ir fantasiada com estas cores, use-as em combinações que não sejam chamativas demais.

Lembre-se: é o entrevistador que finaliza uma entrevista, talvez você escute a famosa frase “entraremos em contato com os candidatos selecionados”, é ele quem tem a iniciativa de estender a mão e agradecer sua presença, mesmo que você sinta que não foi bem na entrevista, saia da sala como entrou, de cabeça erguida, mantendo um sorriso discreto e agradecendo pela oportunidade, mantendo-se sempre otimista.

Mantenha a ansiedade sobe controle, e espero que entrem em contato com você, espere 15 dias, caso contrário entre em contato (sempre direto com o entrevistador, nunca deixe recados) e diga que participou de um processo, que continua interessada na vaga e que não obteve resposta, nunca pressionando ou fazendo pressão psicológica.

Pense: enquanto houver mais candidatos do que vagas o mercado não ira se preocupar com sentimentos, faça sua parte da melhor maneira possível.

GRUPO SOS BELEZA & REQUINTE®

www.gruposbr.grupocesapeonline.com.br/

Elegância e Requinte na Internet Brasileira.

Agência de Modelos OX®

www.agenciaox.grupocesapeonline.com.br

SOS EVENTOS®

www.soseventos.wordpress.com

SOS MODA & ESTILO®

www.sosmodaeestilo.blogspot.com

PROFISSIONAIS DA BELEZA®

www.profissionaisdabeleza.wordpress.com