WALMART-ELETRONICOS

15 de agosto de 2009

"DESCONFIÔMETRO DO PÚBLICO"- Os Ônibus.

**Por Mauro Oliveira



O que significa TRANSPORTE PÚBLICO?

Significa que é para uso TODOS.

Não quer dizer que é de ninguém em particular.


Muito nos espantam as coisas que observamos ao utilizarmos o transporte público.


Por este motivo, criamos o "DESCONFIÔMETRO DO PÚBLICO"- Os Ônibus.


Um pequeno manual que pretende chamar a atenção das pessoas sobre o que podemos e o que não podemos fazer ao utilizar o transporte público, em particular, nesta primeira edição, nos

ônibus.



"DESCONFIÔMETRO DO PÚBLICO"- Os Ônibus.


1) Antes de entrar num ônibus, sobretudo lotação, pense nos demais e fique

com seu "cartão" ou dinheiro à mão. Tenha bom senso e não me venha tirar a bolsa ou carteira na roleta para

ainda procurar o dinheiro ou cartão. Tenha dó! Imagine se você estivesse voltando do trabalho cansado(a) e alguém que estivesse na sua frente fizesse isso. E se ainda estivesse chovendo, você gostaria?


2) Ao passar pelas pessoas, sobretudo se você carrega uma bolsa ou mochila, faça o IMPOSSÍVEL para não passar pelo corredor e ir esbarrando nos demais passageiros. Isso é horrível. E não me venha com a desculpa de que o ônibus está lotado. FAÇA SUA PARTE! LEMBRE-SE: Você gostaria de ser o outro?


3) Ao se sentar no ônibus, não ocupe a outra poltrona com suas sacolas, a menos que isso seja INEVITÁVEL. Muitas pessoas ficam constrangidas e são capazes de ficar de pé para não pedir você para desocupar o lugar. Ou então você pode ouvir algo de que não goste...


4) Se você perceber que está frio ou chovendo, POR FAVOR, tenha o bom senso de deixar o vidro apenas meio aberto. Não feche completamente também pois, se todos os passageiros fizerem isso, o ar fica "viciado" dentro do veículo. Cuidado com as doenças...


5) Se uma pessoa idosa ou com problemas visíveis de saúde entrar no veículo e não tiver como se assentar, ceda seu lugar. Ainda que ela recuse, FAÇA SUA PARTE! Você não morrerá por causa disso...


6) Se você precisar conversar com o passageiro do lado ou ao telefone, POR FAVOR, não fale alto para todos ouvirem. A maior parte dos outros passageiros não está interessada no que você está dizendo. E, outra coisa: se for na ida para o serviço ou na volta deste, EVITE FALAR ALTO, pois boa parte dos passageiros gosta de dormir.


7) Se você vai carregar coisas maiores no ônibus, TENHA O BOM SENSO de NÃO FAZER ISSO EM "HORÁRIO DE PICO". Evite ao máximo.




8) Se você vai utilizar o transporte público em dias de jogos de futebol, POR FAVOR, não DEPREDE os ÔNIBUS. Porque eles pertencem a alguém e estão ali para servir você e a todos os outros passageiros todos os dias, não apenas no dia dos jogos. Se você contribuir para destruir os coletivos, um dia você poderá ficar mais tempo no ponto de ônibus, pois existem veículos a menos "rodando". Um deles pode ser aquele que você ajudou a destruir... PENSE!


9) Se você quer ouvir suas músicas nos ônibus, NÃO ME FAÇA ISSO COM O SOM ALTO, afinal muitas outras pessoas podem não compartilhar de seu gosto. Use fone de ouvido. Alerta: O uso constante de fones de ouvido, causa problemas de audição.


10) PARA OS MOTORISTAS: Se você dirige um lotação, sabemos que não é fácil, pois existem passageiros que são "mala" mesmo, mas esforce-se ao máximo para ser educado, pois afinal de contas, você está ali porque quer. E outra coisa: Não dirija o ônibus sacudindo demais os passageiros. Eles não são SACOS DE ARROZ! E pense: sua mãe poderia ser um dos passageiros...


11) PARA OS TROCADORES: Sejam educados com todos, não fiquem "batendo boca" com passageiros por qualquer motivo. Ainda que você tenha razão, fique quieto, diga apenas "sim", "você está certo", ou frases do tipo. Embora você pareça ser "bobão", não vai se desgastar à toa e, com certeza, o "mala" vai sossegar bem mais rápido.


Nós do Grupo SOS BELEZA & REQUINTE® esperamos que nosso "DESCONFIÔMETRO DO PÚBLICO" ajude a todos que o lerem a repensar seu comportamento quando no uso dos coletivos.


SEJA EDUCADO SEMPRE!

Será muito mais fácil conseguir o que você quer.


Aguardem a próxima edição do "DESCONFIÔMETRO DO PÚBLICO".


GRUPO SOS BELEZA & REQUINTE®
Elegância e Requinte na Internet Brasileira.
Agência de Modelos OX®
SOS EVENTOS®
SOS MODA & ESTILO®
PROFISSIONAIS DA BELEZA®
SOS NA PROFESSIONAL FAIR 2009.