WALMART-ELETRONICOS

17 de julho de 2009

ENTREVISTA DE LUCIANO MACUGLIA, O PRODUTOR DO "SELEÇÃO DE MODELOS" DE DILSON STEIN.

1) A quanto tempo você é um caça-talentos?
A quase 8 anos.

2) A quanto tempo você trabalha com o Dilson?
Já tem quase 12 anos. Comecei com ele fazendo um curso de modelo na minha cidade, depois acabei virando modelo. Trabalhei em São Paulo como modelo, depois disso comecei a trabalhar diretamente com o Dilson ministrando cursos de manequim e modelo. Depois de um tempo, comecei a trabalhar não só como instrutor de curso, mas também como caça-talentos.

3) Porque você escolheu essa profissão?
Na verdade fui despertado pra isso quando comecei a dar aula. Achei interessante a questão de estar junto com a pessoa, fazer uma preparação, deixar a pessoa por dentro de como é a carreira de modelo, que é uma carreira muito legal. Daí para frente, comecei a ver as pessoas na rua e encaminhar para o Dilson.

4) Quais são as medidas para um modelo masculino?
A altura ideal para um modelo de passarela é de 1,83 a 1,90.

5) Quais são os critérios para analisar um modelo masculino?
Na verdade ele tem que ter a composição de corpo legal e definição muscular. Para passarela, tem que ter a altura ideal, e para modelo fotográfico, comercial ou modelo de publicidade, tem que ter um corpo legal, definido e saber fotografar.

6) Quais as medidas para um modelo feminino?
O modelo manequim de passarela tem que ter de 1,74 a 1,80 e, em questão de medidas, quadril com no máximo 90cm, cintura entre 60 e 62cm, já no caso do busto não tem medida padrão, varia de menina para menina.

7) Quais os critérios para um modelo feminino ser aprovado?
Na verdade são uma soma de fatores, porque para o modelo de passarela tem-se que ter a altura ideal. No caso do modelo fotográfico, são a composição de corpo legal e o fotografar bem os quesitos que são mais avaliados.

8) Quais as etapas da seleção de modelo?
São 4 etapas. Vamos fazer uma reunião explicando os próximos passos, pois o trabalho do Dilson é informar, preparar e dar a oportunidade. O próximo ponto é passar a informação, depois vem a preparação, através de um treinamento como se fosse um mini curso(workshop), onde passaremos informações básicas na parte de passarela, postura, andamento, técnicas de desfiles e interpretação e vídeo. Um professor virá de São Paulo para dar aulas para o pessoal, mas esse curso é para as pessoas que passarem por todo esse processo, e a última etapa é a apresentação dos selecionados para várias agências do Brasil, através de um evento que realizamos, a “convenção de modelos”.

9) Qual o tempo necessário para a preparação de um modelo?
Depende da idade, do perfil do modelo e da personalidade, não tendo como estabelecer um limite.

10) Quando você olha a pessoa pela primeira vez,você acha que ela tem futuro na profissão?
É possível ter uma noção da pessoa, não da para ter certeza, mas pelo perfil já podemos ter uma noção. Foi assim com várias modelos: nos “batemos o olho” e vimos que realmente tem um potencial, só que aí vem a questão pós-seleção, que é a preparação e informação para ver se é isso que realmente a pessoa quer. Às vezes a pessoa quer uma coisa e no final é outra, às vezes a pessoa quer passarela, mas o potencial é fotografia, então tudo isso é uma questão de preparação. Para ser modelo tem que ter atitude e personalidade.

11) Você poderia dar algumas dicas para as pessoas que participaram do Seleção do Modelos.
Primeiramente que todos fiquem tranqüilos, o que é para ser vai ser, nós vimos muitas pessoas legais, bacanas e com certeza vamos ter um grande número de selecionados. As dicas que dou para uma pessoa que quer seguir com a carreira de modelo são: a primeira coisa é ter o pé no chão, uma cabeça legal, fazer dessa carreira uma profissão e não uma brincadeira, pois muitas pessoas pensam que a carreira de modelo e só glamour, sair em revista e que não tem o lado ruim. Como qualquer outra profissão, ela tem seu lado bom e ruim, mas acima de tudo a carreira de modelo é muito bonita desde que você tenha uma atitude correta.
A dica que dou da seleção que é estamos buscando pessoas de vários perfis, não apenas na carreira de modelo de passarela. As pessoas tem uma idéia que seleção de modelos é apenas para pessoas magras e altas, mas não é bem assim. Então fiquem tranqüilos, pois estamos buscando pessoas para passarela, fotografia, vídeo e a parte infantil.

12) Qual a maneira de avaliar uma criança?
A avaliação é um pouco diferente. A criança é avaliada pela beleza, como ela vai se sair no vídeo e na fotografia. O modelo infantil faz de tudo: passarela, fotografia,vídeo.

13) Porque a escolha das idades entre 7 e 25 anos?
Porque tem o modelo infantil e o adulto, o infantil faz de tudo, de 12 aos 20 anos se trabalha muito na área de modelo fotográfico e passarela, depois temos de 20 a 25 anos que muita gente acha que é o fim da carreira, mas isso não é verdade, nessa idade surgem muitas campanhas de carros, bancos, cartões de crédito e campanhas que exigem um perfil mais maduro.

14) E quanto às pessoas que compareceram à seleção mas já tinham alguma experiência na função, elas teriam alguma vantagem sobre os demais?
Não. Sobre as pessoas que já tem experiência, isso não influencia muito, porque vamos ter um trabalho onde vamos informar e preparar as pessoas e ai sim vai-se colocar à frente delas tudo que acontecerá ao longo do processo. Estamos em busca de pessoas com ou sem experiência.

15) Qual perfil do modelo de passarela?
O perfil de modelo internacional é muito rigoroso em questão de medidas: de 1,78 a 1,79 cm que é a altura pelo padrão internacional como Paris, Milão, NY,Japão e Londres - o eixo internacional da moda. Para eles têm-se que ter o perfil magro mesmo, mas magro que a gente fala e uma pessoa magra com saúde. Pois não vamos trabalhar com ninguém que tenha problemas de saúde, uma vez que o modelo tem que estar bem para trabalhar e agüentar 8 a 10 horas de trabalho por dia.

16) Dilson Stein é uma agencia de modelo?
Não. Ele é um caça-talentos com um trabalho itinerante no Brasil inteiro em busca de modelos. O trabalho dele é de intermediação; ele prepara a pessoa e a coloca em contato com as principais agências de modelos.

Desejo salientar a ação beneficente que fizemos através da taxa de inscrição que foi 1kg de alimento, sendo destinada a três instituições de Belo Horizonte.
GRUPO SOS BELEZA & REQUINTE®
Elegância e Requinte na Internet Brasileira.
http://www.sosmodaeestilo.blogspot.com/